Onça filhote resgatada em cativeiro passará por reabilitação no DF

Veja ladrão furtando celular dentro de cafeteria em área nobre do DF
30 de abril de 2025
“Maior trio elétrico do Carnaval” pega fogo a caminho de Brasília
30 de abril de 2025
Exibir tudo


Uma filhote de onça-pintada resgatada em um cativeiro, em Roraima, foi transferida para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Distrito Federal, nessa terça-feira (29/4).

A fêmea, de aproximadamente 6 meses, estava em uma chácara no município de Caroebe (RR), quando foi resgatada por policiais da Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa), em janeiro último, depois que um morador da região acionou os agentes de fiscalização.

Veja imagens do animal:

 

1 de 4

Filhote tem cerca de 6 meses

Reprodução

2 de 4

Onça atendida no Cetas do Ibama em Roraima

Reprodução

3 de 4

Animal foi encontrado em péssimas condições

Reprodução

4 de 4

Onça-pinta resgatada em Roraima

Reprodução

Inicialmente, ele afirmou que havia encontrado a onça em uma área de mata e a levado para a casa dele, em uma chácara. No entanto, a Polícia Militar de Roraima (PMRR) descobriu que a onça estava em um abrigo insalubre e assustada, devido às condições do ambiente, que era inapropriado, além de arisca com a presença do homem no local.

A fêmea era mantida presa a uma corrente e alimentada com restos de comida para humanos. Primeiro, ela foi levada para o Cetas de Boa Vista (RR). O felino chegou ao local com lesões, escoriações e fungos pelo corpo, além de bastante desidratado e com pneumonia em fase inicial.

A suspeita é de que a mãe da onça-pintada tenha sido assassinada. À época dos fatos, a Polícia Civil de Roraima (PCRO) abriu uma investigação pelos crimes ambientais de caça ilegal de animal silvestre e maus-tratos. O objetivo da apuração era “esclarecer os fatos e responsabilizar possíveis envolvidos”.

A viagem até Brasília foi feita de avião, sem custos e por meio de parceria com uma companhia aérea. O Ibama informou que, assim que a filhote estiver totalmente recuperada, passará por um processo de reabilitação para ser reintroduzida na natureza.

Para continuidade dos cuidados, a onça-pintada receberá um colar telemétrico localizador, que garantirá o monitoramento da liberdade dela por parte do instituto.

[/OpenRouter ]



Source link

//]]>