Seis dias após o desaparecimento da jovem ganense Fati Uthman Suleman (foto em destaque), 25 anos, o mistério quanto o paradeiro da aluna da Universidade de Brasília (UnB) ainda persiste. Fati Suleman foi vista pela última vez no domingo (27/4), quando disse a colegas que ia a um supermercado da 409 Norte.
A notícia mais recente de Fati Suleman é dessa sexta-feira (2/5). A UnB e a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) confirmaram que a garota se dirigiu voluntariamente para a cidade de São Paulo (SP). Fati, porém, ainda não foi vista na capital paulista.
Informações preliminares dão conta de que Fati teria ido a São Paulo encontrar um amigo, também ganense. As investigações apuram a possibilidade de a universitária já ter, inclusive, deixado a capital paulista em direção a outro estado, mais ao Sul do país. A PCDF, no entanto, não detalhou qual seria a unidade da federação nem qual a intenção da estudante estrangeira em ir para lá.
“Tudo indica que ela não está correndo risco e está fora de perigo”, disse ao Metrópoles o delegado chefe da 2ª Delegacia de Polícia (Asa Norte), Paulo Noritika Sambosuke.
Fati Uthman Suleman é nascida em Gana. Ela chegou ao Distrito Federal em março deste ano para estudar português como língua estrangeira (PLE) pelo Programa de Estudantes-Convênio (PEC) da UnB e mora com outros seis colegas de curso na Colina, região de apartamentos residenciais da universidade.
De acordo com o servidor da Secretaria de Direitos Humanos da UnB Rogério Almeida, responsável pelo curso do qual Fati é aluna, a ganense é uma pessoa “muito reservada”.
“Ela é tímida, não se abria muito. Alguns alunos da turma dela falam um pouco de português, mas ela ainda não fala”, descreve Rogério.
Fati Suleman veio ao Brasil com 3 mil dólares (aproximadamente R$ 5,7 mil na cotação desta sexta). Assim que chegou ao apartamento da UnB, ela teve US$ 1 mil furtados.
A estudante não registrou boletim de ocorrência sobre o caso. Não há informações sobre suspeitos.
Quem tiver informações sobre Fati Uthman Suleman pode entrar em contato com a Polícia Civil pelos seguintes meios:
[/OpenRouter ]
Source link